Palavras de Reginaldo Prandi, orientador de Renan:
"Como orientador, colega e amigo, é com alegria que parabenizo Renan William dos Santos pela Menção Honrosa atribuída pelo Prêmio de Teses da Capes a seu trabalho de doutorado em sociologia, "Orientações religiosas sobre a conduta ecológica: católicos, evangélicos e as repercussões religiosas da pauta ambiental no Brasil".
Em sua pesquisa, Renan mapeou e analisou os esforços de "religiocização" da pauta ambiental realizados ao longo das últimas décadas por organizações e lideranças religiosas no contexto brasileiro. O trabalho se destaca por sua originalidade conceitual, solidez metodológica e vasta fundamentação empírica, a qual inclui um amplo conjunto de fontes documentais até então desconhecidas, além de entrevistas com atores-chave nessa temática, como Leonardo Boff e Marina Silva.
A pesquisa, em suma, contribui significativamente não só para o campo de estudos sobre a dinâmica da mudança religiosa nas sociedades modernas, nas quais as religiões e seus especialistas não contam mais com um lugar tradicionalmente legitimado e precisam competir pelo poder de orientação das condutas, mas também se estabelece como uma fonte rica para futuros pesquisadores.
Este reconhecimento é um testemunho do compromisso e da dedicação de Renan à investigação acadêmica e ao avanço do conhecimento em uma área tão relevante e contemporânea."
Foto