Oracy Nogueira

ORACY NOGUEIRA

Graduou-se em Sociologia e Política na Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo, em 1942. Obteve o título de mestre em 1945, com a dissertação "Vozes de Campos de Jordão: experiências sociais e psíquicas do tuberculoso pulmonar no Estado de São Paulo" na mesma instituição, da qual também foi professor.

Em 1945, iniciou o doutorado na Universidade de Chicago (EUA). Voltou ao Brasil para a elaboração da tese que não chegou a ser defendida, pois, sendo filiado ao Partido Comunista Brasileiro, teve negado o visto para retorno àquele país, em 1952.

Ainda em 1952, passou a lecionar na então Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da USP e no Instituto de Administração a ela anexo.

Obteve o título de livre-docente em 1967, com a tese “Contribuição ao estudo das profissões de nível universitário no Estado de São Paulo”, na Faculdade Municipal de Ciências Econômicas e Administrativas de Osasco.

Em 20 de abril de 1994, tornou-se o 16º professor emérito da FFLCH USP.

Faleceu em 16 de fevereiro de 1996, em Cunha (SP).