Aico Sipriano Nogueira

Área(s) de pesquisa: Teoria Social; Metodologia das Ciências Sociais
Linha(s) e Área(s) de pesquisa: Sociologia Rural, Sociologia Ambiental, Ambiente e Sociedade, Movimentos Sociais
Tema(s): políticas públicas; desigualdade; conflitos no campo; conflitos ambientais; ação coletiva
Link(s) para site(s): LattesAcademiaORCID
E-mail: aico.nogueira@gmail.comaico@usp.br

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1996), doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Ambiente e Sociedade pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Universidade de Campinas, NEPAM (2013). Foi Visiting Research Fellow no Department of International Development da London School of Economics, LSE, Reino Unido (2013-2014 e 2016-2017); Visiting Research Student (Bolsa Sanduíche) no Development Studies Institute da London School of Economics, LSE, Reino Unido (1998-1999); e Scholar do Canadian Queen Elizabeth II Diamond Jubilee, University of York, Toronto, Canadá. Atualmente, é Pesquisador Colaborador do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo, e finalizou em maio de 2022 estágio como Research Fellow no Centro Maria Sibylla Merian de Estudios Latinoamericanos Avanzados (CALAS), em Guadalajara, México, com financiamento da Universidade de Kassel, Alemanha. Tem atuado como consultor na área de desenvolvimento, meio ambiente e políticas públicas para instituições nacionais e internacionais como o Banco Mundial, a FAO-ONU, PNUD e o governo brasileiro, e como professor em instituições de ensino superior nas áreas de sociologia, metodologia científica, desenvolvimento local, relações internacionais e políticas públicas, com ênfase na redução da pobreza rural.