José Jeremias de Oliveira Filho

Minicurrículo:

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1973). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas aposentado. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Metodologia e Epistemologia das Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: reconstruções metodológicas de processos de investigação social, fundamentação da teoria social, explicações e regras metodológicas, natureza das teorias sociais, controvérsias metodológicas como problema de investigação e sociologia da religião. É editor de KHRONOS-Revista de História da Ciência do Centro Interunidade de História da Ciência da USP. É Diretor da Coleção Metodologia e Teoria Social da Associação Editorial Humanitas, editora que edita obras geradas na FFLCH da USP. Professor Sênior, a partir de 2014, do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, pesquisando e lecionando, na Pós-graduação, Fundamentos da Metodologia Científica.