Maria Isaura Pereira de Queiroz

MARIA ISAURA PEREIRA DE QUEIROZ

Graduou-se em Ciências Sociais na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), em 1949. Obteve o título de mestre em Sociologia, Antropologia e Política em 1951, com a dissertação “Sociologia, antropologia e política”.

Ingressou como docente na FFCL em 1951. Tornou-se doutora em Sociologia na École Pratique des Hautes Études en Sciences Sociales, Universidade de Paris (França) em 1959, com a tese “La guerre sainte au Brésil: le mouvement messianique du Contestado”. Obteve o título de livre-docente em 1963, com a tese “O messianismo no Brasil e no mundo”.

Dedicou-se a três campos temáticos: análises sobre a reforma e a revolução por meio dos movimentos religiosos, messiânicos e do mandonismo na política; estudos rurais, com análise do campesinato brasileiro a partir da definição de grupos rústicos; e cultura brasileira, com destaque para as histórias de vida, relações de gênero e carnaval.

Em 31 de maio de 1990, tornou-se a 13ª professora emérita da FFLCH USP, tendo sido a primeira mulher a obter esse título na Faculdade.

Faleceu em 29 de dezembro de 2018, em São Paulo (SP).