Fernando Henrique Cardoso

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

Graduou-se em Ciências Sociais na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), em 1952.

Concluiu especialização em Sociologia em 1953, ano em que ingressou como docente na FFCL. Tornou-se doutor em Sociologia em 1961, com a tese intitulada “Formação e desintegração da sociedade de castas: o negro na ordem escravocrata do Rio Grande do Sul”. Cumpriu pósgraduação no Laboratoire de Sociologie Industrielle na Universidade de Paris, França, de 1962 a 1963.

Obteve o título de livre-docente em Sociologia em 1963, com a tese “Empresário industrial e desenvolvimento econômico”. Em 1964, exilouse na Argentina e depois no Chile. Atuou como docente da Universidade de Nanterre (França) em 1967. Assumiu a cátedra de Ciência Política na FFCL em 1968. Em 1969, foi aposentado compulsoriamente pelo Ato Institucional nº 5.

Dedicou-se às áreas de sociologia e ciência política, com ênfase nos estudos das relações raciais, na gênese e desenvolvimento da sociedade brasileira.

Em 15 de maio de 1992, tornou-se o 14º professor emérito da FFLCH USP.

.