Sedi Hirano
Área(s) de pesquisa

Sociologia do Desenvolvimento

Tema(s)

desigualdade; pobreza; trabalho; violência; imigração; América Latina; Leste Asiático


Sedi Hirano

Graduou-se em Ciências Sociais na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), em 1964. Ingressou como docente da FFCL em 1965. Obteve o título de mestre em Sociologia em 1972, com a dissertação “Castas, estamentos e classes sociais: discussões teóricas preliminares”. Tornou-se doutor em Sociologia em 1987, com a tese intitulada “Pré-capitalismo e capitalismo: a formação do Brasil colonial”. Obteve o título de livre-docente em 1991, com a tese “Formação da sociedade moderna no Brasil: ensaios sobre tradição, modernização e modernidade”, e tornouse professor titular do Departamento de Sociologia da FFLCH em 1999. Dedicou-se aos estudos de sociologia, com ênfase em sociologia do desenvolvimento, atuando nos temas relacionados à América Latina, Leste Asiático, desigualdade, pobreza, trabalho e violência. Em 25 de novembro de 2010, tornou-se o 46º professor emérito da FFLCH USP.

Minicurrículo:

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1964), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1972) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1987).

Foi diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (2002-2005) e Pró-reitor de Cultura e Extensão (2005-2007) da Universidade de São Paulo.

É professor emérito da Universidade de São Paulo (2010), presidente do Conselho Editorial de Cadernos PROLAM/USP e foi membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (2006-2012).

Atualmente é coordenador executivo do Programa de Bolsas de Intercâmbio para Alunos de Graduação da Universidade de São Paulo (2012), membro do Conselho Universitário da Universidade de Campinas, membro do Conselho Editorial da Editora da USP.

Possui experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: América Latina, Leste Asiático, desigualdade, pobreza, trabalho e violência.

Proferiu inúmeras conferências e palestras nas seguintes universidades: Universidade de Harvard, Universidade de Bologna, Universidade de Gênova, Universidade de Salamanca, Universidade de Barcelona, Universidade de Sevilla, Universidade de Huelva, Universidade de Coimbra, Universidade Sophia, Universidade de Kyushu, Universidade de Osaka, Universidade de Kyoto de Estudos Estrangeiros, Universidade de Buenos Aires, Universidade de Guadalajara, Universidade de Santiago de Chile, Universidade Ricardo Palma, etc.

Foi professor titular visitante do Departamento de Estudos Brasileiros da Universidade de Tenri, Japão (1995-1997).

Recebeu a comenda a Ordem do Sol Nascente com Raios de Ouro e Laço do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão em nome do Imperador, por relevantes serviços prestados para realização de convênios acadêmicos entre a Universidade de São Paulo e universidades japonesas.