Matrícula
Matrícula de Discentes Regulares (“Alunos Regulares”):
O/a discente regular (o chamado aluno regular) deve conferir o dia de início do período de matrícula no calendário geral da FFLCH no site do Serviço de Pós-Graduação da FFLCH.
►Tipos de Matrícula
Há dois tipos de matrículas para os quais o/a discente regular pode se inscrever no período de pré-matrícula:
1. Matrículas em disciplinas: no caso dos chamados alunos novos (ingressantes)
► O/a ingressante realiza somente a matrícula em disciplina, pois a matrícula no curso é efetivada pelo Serviço de Pós-Graduação da FFLCH.
► Matrículas em disciplinas são necessárias para cumprimentos dos créditos e posterior realização do Exame de Qualificação.
2. Matrículas de acompanhamento: essa modalidade é para o/a discente que já cumpriu os créditos obrigatórios, e tem como finalidade manter o/a discente ativo/a no curso.
► Caso a matrícula de acompanhamento não seja realizada por dois semestres seguidos, o/a discente será desligada/o automaticamente do PPGS.
► Cadastro na Plataforma Online Janus (para assuntos burocráticos relativos aos cursos de pós-graduação da USP)
O Janus é a plataforma online da USP que gerencia os cursos de Pós-Graduação da Universidade. Todo/a discente regular tem acesso a esse site. Nele ele/ela poderá emitir Declaração de Matrícula, solicitar a sua carteira USP, a sua carteira para acesso de ônibus à USP (o chamado BUSP), e acompanhar a sua vida acadêmica (prazos, notas, etc.).
A Secretaria do PPGS enviará a todos/as os/as ingressantes no Programa o seu número USP, que é condição necessária para o cadastro dos/as discentes no Janus.
Para o/a discente fazer o seu cadastro no Janus e se matricular nas disciplinas, é necessário:
1) Entrar em https://uspdigital.usp.br/janus/comum/;
2) Clicar em “Primeiro acesso”;
3) “Usuário” é o número USP do/a discente;
4) Digitar os dados solicitados. A senha será enviada ao e-mail cadastrado;
5) O e-mail USP é obrigatório para o/a discente receber todas as mensagens institucionais da USP;
6) Depois do primeiro acesso, o/a discente pode realizar a “Matrícula em disciplinas” no campo “Matrícula”, item “Pré-matrícula”.
► Disciplinas
► As disciplinas “Análise de Projeto” e de “Sociologia Clássica ou Sociologia Contemporânea” são obrigatórias.
► No primeiro semestre de ingresso é obrigatória a matrícula na disciplina “Análise de Projeto”. Dependendo da quantidade de ingressantes, pode haver mais de uma turma para essa disciplina.
► As disciplinas “Sociologia Clássica” ou “Sociologia Contemporânea” podem ser cursadas no 1º. semestre desde o ingresso, junto com a disciplina de “Análise de Projeto”, ou no 2º. semestre desde o ingresso. Caso o/a discente queira e o/a orientador/a concorde, é possível cursar tanto “Sociologia Clássica” quanto “Sociologia Contemporânea”.
► Afora tais disciplinas obrigatórias, o PPGS conta com um leque amplo de disciplinas optativas.
► Atividades Complementares
► Os/as discentes do PPGS são obrigados a frequentar as atividades complementares obrigatórias comuns, oferecidas pelo Programa sob a forma de palestras, conferências e seminários temáticos; em suma, eventos.
► Tanto os/as doutorandos quanto os/as mestrandos devem cumprir 8h (oito horas) de tais atividades por semestre (8h/semestre). No caso do Mestrado, elas devem ser realizadas até final do 3° semestre de curso; no caso do Doutorado, até o final do 4° semestre.
► Até o Exame de Qualificação, é necessário ao/à discente ter cumprido 8 h/semestre de tais atividades, sob pena de não poder qualificar.
► Dessas 8h/semestre, 4h/semestre deverão ser cumpridas, no mínimo, em atividades do Departamento de Sociologia, do PPGS e/ou da FFLCH e, no máximo, 4h/semestre em atividades não oferecidas pelo Departamento, pelo PPGS e/ou pela FFLCH.
► As atividades formalmente válidas como “horas” compreendem todos os eventos do Departamento de Sociologia divulgados em seu site, além daqueles do PPGS e/ou da FFLCH.
► Somente os eventos do Departamento de Sociologia contarão com uma lista de presença oficial do PPGS, que permitirá o registro da carga horária correspondente. No caso dos outros eventos da FFLCH, o/a discente deverá apresentar: a) uma cópia da lista de presença por ele/ela assinada autenticada pela secretaria do respectivo departamento promotor do evento; OU b) um certificado de participação em que conste a carga horária.
► Se, no caso de eventos do Departamento de Sociologia e/ou do PPGS, a lista oficial do PPGS por algum motivo não estiver disponível para assinatura, os/as discentes devem: a) improvisar uma lista de presença, a fim de que esta seja assinada pelo/a docente do PPGS organizador/a do evento; OU b) entregar uma cópia do certificado de participação; OU c) o/a docente do PPGS organizador/a do evento envia um e-mail para o endereço socioccp@usp.br atestando a participação dos/as respectivos/as discentes.
► Informações Complementares Importantes
► O Serviço de Pós-Graduação da FFLCH está localizado no Prédio da Administração da FFLCH: Rua do Lago, 717, sala 118.
► O/a discente matriculado/a pode utilizar a Sala Pró-Aluno de Pós-Graduação localizada no 1º. andar do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH: Avenida Prof. Luciano Gualberto, 315, sala 120B. É proibido o uso da sala por pessoas não cadastradas. Os/as usuários devem entrar um de cada vez, fazendo a leitura da digital e fechando a porta em seguida. Em hipótese alguma a sala pode ser usada com a porta aberta. Todas as leituras biométricas feitas pelo aparelho ficam registradas.
► É obrigatório que todos os/as discentes do PPGS tenham o seu Currículo Lattes e o mantenham sempre atualizado.
► Para normatizar seus trabalhos acadêmicos, o/a discente pode acessar o link correspondente no sítio da Biblioteca Florestan Fernandes.
► Em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP, os/as funcionários/as da Secretaria de Pós-Graduação do Instituto de Física da USP prepararam algumas vídeo-aulas sobre a Pós-Graduação na USP respectivamente com duração de 15 minutos. As aulas visam apresentar e esclarecer dúvidas que ingressantes e discentes já matriculados/as possam ter, entre outros, em relação aos cursos de Mestrado de Doutorado, ao Janus, à redação de dissertações e teses e às expectativas dos programas de Pós-Graduação da USP acerca da conduta de seus/suas pós-graduandos/as.
► Para informações sobre a carteira de estudante USP, sobre o e-mail USP, sobre a carteira para acesso de ônibus à USP (BUSP) e sobre o cadastro próprio e de dependentes no Hospital Universitário, consultar aqui.
► Para solicitar passe escolar, consultar aqui.
► Para informações e procedimentos acerca de auxílios disponíveis, os/as discentes regulares devem consultar a Secretaria do PPGS.
Matrícula de Discentes de Pós-Graduação da UNESP ou UNICAMP:
► Inscrição e Matrícula
O gerenciamento das inscrições e matrículas de discentes de Pós-Graduação da UNESP e UNICAMP será feito diretamente no Programa que oferece a disciplina.
► Documentação Obrigatória (em pdf)
1) Requerimento de Inscrição;
2) Cópia do R.G. (ou R.N.E., para estrangeiros/as);
3) Cópia do Diploma da Graduação (ou Certificado de Colação de Grau, caso o/a discente não possua o diploma);
4) Declaração de Matrícula no Programa de Pós-Graduação da UNESP ou UNICAMP.
Matrícula de Discentes Especiais (“Alunos Especiais”) e Alunos UNESP/UNICAMP:
No início de cada semestre letivo, são abertas inscrições para Alunos Especiais e Alunos UNESP/UNICAMP.
► Definição
“Regimento de Pós-Graduação da USP
Artigo 54 – Alunos especiais são aqueles matriculados apenas em disciplinas isoladas, sem vínculo com qualquer Programa de Pós-Graduação da USP.
§ 1º – Os alunos especiais terão direito a um certificado de aprovação em disciplinas, expedido pela Comissão de Pós-Graduação (CPG).
§ 2º – A aceitação do aluno especial deverá ser aprovada pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP), ouvido o docente responsável pela disciplina.
Artigo 55 – Podem, a juízo da CCP, ser admitidos para matrícula em disciplinas de Pós-Graduação, na condição de alunos especiais, alunos de graduação da USP.”
► Inscrição e Matrícula
O gerenciamento das inscrições e matrículas dos chamados alunos especiais será feito diretamente no Programa que oferece a disciplina.
► Documentos Obrigatórios (em pdf)
1) Requerimento de Inscrição;
2) Curriculum Lattes ou vitae;
3) Cópia do R.G. (ou R.N.E., para estrangeiros/as);
4) Cópia do Histórico Escolar da Graduação;
5) Cópia do Diploma da Graduação (ou Certificado de Colação de Grau, caso o/a candidato/a não possua tal diploma);
6) Candidatos/as que já fizeram Mestrado podem acrescentar opcionalmente cópias do Histórico e do Diploma do Mestrado;
7) Carta (de no máximo 1 página) dirigida ao/à docente responsável pela disciplina justificando a escolha da mesma;
8) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição de R$ 80,00 (para gerar o boleto da taxa de inscrição, clicar aqui).
Atenção!
► Alunos/as da UNESP/UNICAMP não passam por processo seletivo, nem pagam taxa de inscrição ou matrícula, portanto precisam apenas realizar a inscrição na data fixada.
► NÃO será aceito COMPROVANTE DE AGENDAMENTO, somente comprovante de pagamento.