Matrícula

Matrícula de Discentes Regulares (“Alunos Regulares”):

O/a discente regular (o chamado aluno regular) deve conferir o dia de início do período de matrícula no calendário geral da FFLCH no site do Serviço de Pós-Graduação da FFLCH.
 

Tipos de Matrícula
Há dois tipos de matrículas para os quais o/a discente regular pode se inscrever no período de pré-matrícula: 
1. Matrículas em disciplinas: no caso dos chamados alunos novos (ingressantes)

O/a ingressante realiza somente a matrícula em disciplina, pois a matrícula no curso é efetivada pelo Serviço de Pós-Graduação da FFLCH.
Matrículas em disciplinas são necessárias para cumprimentos dos créditos e posterior realização do Exame de Qualificação.
2. Matrículas de acompanhamento: essa modalidade é para o/a discente que já cumpriu os créditos obrigatórios, e tem como finalidade manter o/a discente ativo/a no curso. 

► Caso a matrícula de acompanhamento não seja realizada por dois semestres seguidos, o/a discente será desligada/o automaticamente do PPGS.
 
► Cadastro na Plataforma Online Janus (para assuntos burocráticos relativos aos cursos de pós-graduação da USP)
O Janus é a plataforma online da USP que gerencia os cursos de Pós-Graduação da Universidade. Todo/a discente regular tem acesso a esse site. Nele ele/ela poderá emitir Declaração de Matrícula, solicitar a sua carteira USP, a sua carteira para acesso de ônibus à USP (o chamado BUSP), e acompanhar a sua vida acadêmica (prazos, notas, etc.). 

A Secretaria do PPGS enviará a todos/as os/as ingressantes no Programa o seu número USP, que é condição necessária para o cadastro dos/as discentes no Janus.

Para o/a discente fazer o seu cadastro no Janus e se matricular nas disciplinas, é necessário:
1) Entrar em
https://uspdigital.usp.br/janus/comum/;
2) Clicar em “Primeiro acesso”;
3) “Usuário” é o número USP do/a discente;
4) Digitar os dados solicitados. A senha será enviada ao e-mail cadastrado;
5) O e-mail USP é obrigatório para o/a discente receber todas as mensagens institucionais da USP; 
6) Depois do primeiro acesso, o/a discente pode realizar a “Matrícula em disciplinas” no campo “Matrícula”, item “Pré-matrícula”.
 

Disciplinas
As disciplinas “Análise de Projeto” e de “Sociologia Clássica ou Sociologia Contemporânea” são obrigatórias.
 No primeiro semestre de ingresso é obrigatória a matrícula na disciplina “Análise de Projeto”. Dependendo da quantidade de ingressantes, pode haver mais de uma turma para essa disciplina.
As disciplinas “Sociologia Clássica” ou “Sociologia Contemporânea” podem ser cursadas no 1º. semestre desde o ingresso, junto com a disciplina de “Análise de Projeto”, ou no 2º. semestre desde o ingresso. Caso o/a discente queira e o/a orientador/a concorde, é possível cursar tanto “Sociologia Clássica” quanto “Sociologia Contemporânea”.
 Afora tais disciplinas obrigatórias, o PPGS conta com um leque amplo de disciplinas optativas.  
 

► Atividades Complementares
Os/as discentes do PPGS são obrigados a frequentar as atividades complementares obrigatórias comuns, oferecidas pelo Programa sob a forma de palestras, conferências e seminários temáticos; em suma, eventos.
Tanto os/as doutorandos quanto os/as mestrandos devem cumprir 8h (oito horas) de tais atividades por semestre (8h/semestre). No caso do Mestrado, elas devem ser realizadas até final do 3° semestre de curso; no caso do Doutorado, até o final do 4° semestre.
Até o Exame de Qualificação, é necessário ao/à discente ter cumprido 8 h/semestre de tais atividades, sob pena de não poder qualificar.
Dessas 8h/semestre, 4h/semestre deverão ser cumpridas, no mínimo, em atividades do Departamento de Sociologia, do PPGS e/ou da FFLCH e, no máximo, 4h/semestre em atividades não oferecidas pelo Departamento, pelo PPGS e/ou pela FFLCH. 
As atividades formalmente válidas como “horas” compreendem todos os eventos do Departamento de Sociologia divulgados em seu site, além daqueles do PPGS e/ou da FFLCH. 
Somente os eventos do Departamento de Sociologia contarão com uma lista de presença oficial do PPGS, que permitirá o registro da carga horária correspondente. No caso dos outros eventos da FFLCH, o/a discente deverá apresentar: a) uma cópia da lista de presença por ele/ela assinada autenticada pela secretaria do respectivo departamento promotor do evento; OU b) um certificado de participação em que conste a carga horária.
Se, no caso de eventos do Departamento de Sociologia e/ou do PPGS, a lista oficial do PPGS por algum motivo não estiver disponível para assinatura, os/as discentes devem: a) improvisar uma lista de presença, a fim de que esta seja assinada pelo/a docente do PPGS organizador/a do evento; OU b) entregar uma cópia do certificado de participação; OU c) o/a docente do PPGS organizador/a do evento envia um e-mail para o endereço socioccp@usp.br atestando a participação dos/as respectivos/as discentes.
 

Informações Complementares Importantes
O Serviço de Pós-Graduação da FFLCH está localizado no Prédio da Administração da FFLCH: Rua do Lago, 717, sala 118.
O/a discente matriculado/a pode utilizar a Sala Pró-Aluno de Pós-Graduação localizada no 1º. andar do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH: Avenida Prof. Luciano Gualberto, 315, sala 120B. É proibido o uso da sala por pessoas não cadastradas. Os/as usuários devem entrar um de cada vez, fazendo a leitura da digital e fechando a porta em seguida. Em hipótese alguma a sala pode ser usada com a porta aberta. Todas as leituras biométricas feitas pelo aparelho ficam registradas.
► É obrigatório que todos os/as discentes do PPGS tenham o seu Currículo Lattes e o mantenham sempre atualizado.
Para normatizar seus trabalhos acadêmicos, o/a discente pode acessar o link correspondente no sítio da Biblioteca Florestan Fernandes.
Em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP, os/as funcionários/as da Secretaria de Pós-Graduação do Instituto de Física da USP prepararam algumas vídeo-aulas sobre a Pós-Graduação na USP respectivamente com duração de 15 minutos. As aulas visam apresentar e esclarecer dúvidas que ingressantes e discentes já matriculados/as possam ter, entre outros, em relação aos cursos de Mestrado de Doutorado, ao Janus, à redação de dissertações e teses e às expectativas dos programas de Pós-Graduação da USP acerca da conduta de seus/suas pós-graduandos/as.
Para informações sobre a carteira de estudante USP, sobre o e-mail USP, sobre a carteira para acesso de ônibus à USP (BUSP) e sobre o cadastro próprio e de dependentes no Hospital Universitário, consultar aqui
Para solicitar passe escolar, consultar aqui.
Para informações e procedimentos acerca de auxílios disponíveis, os/as discentes regulares devem consultar a Secretaria do PPGS.


Matrícula de Discentes de Pós-Graduação da UNESP ou UNICAMP:
 
► Inscrição e Matrícula
O gerenciamento das inscrições e matrículas de discentes de Pós-Graduação da UNESP e UNICAMP será feito diretamente no Programa que oferece a disciplina. 
 

Documentação Obrigatória (em pdf)
1)
Requerimento de Inscrição;
2) Cópia do R.G. (ou R.N.E., para estrangeiros/as);
3) Cópia do Diploma da Graduação (ou Certificado de Colação de Grau, caso o/a discente não possua o diploma);
4) Declaração de Matrícula no Programa de Pós-Graduação da UNESP ou UNICAMP.
 

Matrícula de Discentes Especiais (“Alunos Especiais”) e Alunos UNESP/UNICAMP:

No início de cada semestre letivo, são abertas inscrições para Alunos Especiais e Alunos UNESP/UNICAMP.
 
► Definição
“Regimento de Pós-Graduação da USP
Artigo 54 – Alunos especiais são aqueles matriculados apenas em disciplinas isoladas, sem vínculo com qualquer Programa de Pós-Graduação da USP.
§ 1º – Os alunos especiais terão direito a um certificado de aprovação em disciplinas, expedido pela Comissão de Pós-Graduação (CPG).
§ 2º – A aceitação do aluno especial deverá ser aprovada pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP), ouvido o docente responsável pela disciplina.
Artigo 55 – Podem, a juízo da CCP, ser admitidos para matrícula em disciplinas de Pós-Graduação, na condição de alunos especiais, alunos de graduação da USP.”
 

Inscrição e Matrícula
    O gerenciamento das inscrições e matrículas dos chamados alunos especiais será feito diretamente no Programa que oferece a disciplina. 
 

Documentos Obrigatórios (em pdf)
1) Requerimento de Inscrição;
2) Curriculum Lattes ou vitae;
3) Cópia do R.G. (ou R.N.E., para estrangeiros/as);
4) Cópia do Histórico Escolar da Graduação;
5) Cópia do Diploma da Graduação (ou Certificado de Colação de Grau, caso o/a candidato/a não possua tal diploma);
6) Candidatos/as que já fizeram Mestrado podem acrescentar opcionalmente cópias do Histórico e do Diploma do Mestrado;
7) Carta (de no máximo 1 página) dirigida ao/à docente responsável pela disciplina justificando a escolha da mesma;
8) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição de R$ 80,00 (para gerar o boleto da taxa de inscrição, clicar aqui).

Atenção!

► Alunos/as da UNESP/UNICAMP não passam por processo seletivo, nem pagam taxa de inscrição ou matrícula, portanto precisam apenas realizar a inscrição na data fixada. 

NÃO será aceito COMPROVANTE DE AGENDAMENTO, somente comprovante de pagamento.