Pós-Graduação

Pós-Graduação em Sociologia

Qualificação e Defesas

Inscrição no Exame de Qualificação

Para agendar o exame de qualificação, o/a aluno/a deve:
Estar atento/a ao prazo máximo para inscrição no exame de qualificação (verificar data no Janus, na Ficha do Aluno);
Preencher Formulário de Solicitação de Inscrição no Exame de Qualificação;
Com pelo menos 1 dia de antecedência do prazo final estabelecido pelo Sistema Janus, levar o formulário pessoalmente na secretaria de pós-graduação para a realização da inscrição;
A partir da data de entrega do formulário Solicitação de Inscrição no Exame de Qualificação, o/a aluno/a terá um período de 60 (sessenta) dias para realizar o exame;
Os créditos em disciplinas devem ser cumpridos anteriormente ao exame de qualificação, assim como o cumprimento e comprovação das 8 horas em atividades complementares para cada semestre desde o início do curso.

Todas as decisões a respeito do exame de qualificação devem ser tomadas pelo/a orientador/a e discente.

Orientadores/as e alunos/as são responsáveis pelo envio dos trabalhos aos componentes da banca. Caso não tenham como fazê-lo, o/a orientador/a deve solicitar à secretaria que faça esse envio.

A banca usualmente é composta por um/a professor/a do departamento, um/a professor/a externo/a ao departamento e o/a orientador/a. Mas a composição é livre, pois além do/a orientador/a, a banca poderá ser composta por 2 professores/as da FFLCH ou 2 professores/as externos. Não necessariamente o/a convidado/a precisa ter vínculo com alguma instituição de ensino, o indispensável é que tenha título de doutor/a. Em até 15 dias antes da realização do exame, o aluno/a deverá enviar, para o email socioccp@usp.br, o Formulário Complementar para Inscrição no Exame de Qualificação.

Em aproximadamente uma semana antes da data de realização do exame, a secretaria enviará um e-mail de confirmação para todos os participantes, informando data, horário, número da sala e Relatório de Qualificação em PDF (se este tiver sido enviado para a secretaria).

Procedimentos após a Realização do Exame de Qualificação

Após a realização do exame, o/a orientador/a, os demais membros e da banca, assim como o/a aluno/a, todos, assinam a ata prévia fornecida pela secretaria. Esta ata deve ser entregue pelo/a orientador/a à secretaria do PPGS para a geração da ata final que, novamente, deverá ser assinada por todos/as.

Para os exames de qualificação nos quais o/a discente for reprovado/a, o/a orientador/a, deverá fazer um pequeno parecer no verso da ata FINAL, justificando o resultado.

O Sistema Janus indicará uma nova data, com 120 dias de prazo, a contar da data da reprovação para a realização da 2ª inscrição no exame de qualificação. Com esta inscrição o Sistema Janus indicará uma data máxima de 60 dias para a realização do segundo exame de qualificação. Caso
seja reprovado/a ou não realize este segundo exame, o/a discente será desligado/a do PPGS.

Atenção!
Em caso de perda do prazo de inscrição, o/a aluno/a não poderá qualificar e será desligado/a do PPGS.

Se o/a aluno/a não cumprir as 8 horas em atividades complementares por semestre até a realização do exame de qualificação, não poderá qualificar e será desligado/a do PPGS.

Não é possível prorrogar o prazo para inscrição no exame de qualificação!

Todos devem comparecer presencialmente na unidade para a realização do exame. Em casos excepcionais, os/as componentes da banca e/ou o/a discente podem participar por Skype ou videoconferência, entretanto pelo menos um componente da banca, o/a presidente da banca ou outro/a componente, deve obrigatoriamente participar presencialmente nas dependências da unidade que abriga o Programa.

Pode-se usar a conta de Skype do/a orientador(a) ou do/a discente ou do PPGS.

No caso de participação remota de um ou mais componentes e o/a presidente participando presencialmente, este(a) deverá assinar a ata do exame de qualificação por todos/as os/as participantes remotos.

Se o/a presidente estiver participando remotamente, a secretaria enviará a ata por e-mail. Ao recebê-la, deverá assiná-la e devolvê-la imediatamente à secretaria.