Qualificação

Inscrição no Exame de Qualificação

Para agendar o exame de qualificação, o/a aluno/a deve:
Estar atento/a ao prazo máximo para inscrição no exame de qualificação (verificar data no Janus, na Ficha do Aluno);
Preencher o Formulário de Solicitação de Inscrição no Exame de Qualificação e com 1 semana de antecedência do prazo final estabelecido pelo sistema Janus, enviá-lo para a secretaria para a realização da inscrição: sociousp@usp.br;
A partir da data de entrega do formulário de solicitação de inscrição, o/a aluno/a terá um período de 60 (sessenta) dias para realizar o exame para quem está na norma antiga, e 90 (noventa) dias para quem ingressou a partir de 2023;
Os créditos em disciplinas devem ser cumpridos anteriormente ao exame de qualificação, assim como o cumprimento e comprovação das 8 horas em atividades complementares para cada semestre desde, o início do curso.

Todas as decisões a respeito do exame de qualificação devem ser tomadas pelo/a orientador/a e discente, que serão responsáveis pelo envio dos trabalhos aos componentes da banca.

A banca é composta pelo/a orientador/a e mais 2 integrantes internos ou externos à USP. Não necessariamente o/a integrante precisa ter vínculo com alguma instituição de ensino, o indispensável é que tenha título de doutor/a. Em até 15 dias antes da realização do exame, o aluno/a deverá enviar, para o email sociousp@usp.br, o Formulário Complementar para Inscrição no Exame de Qualificação.

Caso o exame seja 100% online, favor preencher o Formulário para Defesa Remota e enviar juntamente ao Formulário Complementar. Se algum dos componentes da banca não estiver cadastrado na USP, é necessário preencher este formulário e enviá-lo também.

Em aproximadamente uma semana antes da data de realização do exame, a secretaria enviará um e-mail de lembrete para todos os participantes, informando data, horário e número da sala.

Procedimentos após a realização do Exame de Qualificação presencial

Após a realização do exame, o/a orientador/a e os demais membros da banca, assim como o/a aluno/a, assinam a ata prévia fornecida pela secretaria. Esta ata deve ser entregue pelo/a orientador/a à secretaria do PPGS para a geração da ata final que, novamente, deverá ser assinada por todos/as.

Para os exames de qualificação nos quais o/a discente for reprovado/a, o/a orientador/a, deverá fazer um pequeno parecer no verso da ata FINAL, justificando o resultado.

O Sistema Janus indicará uma nova data, com 120 dias de prazo, a contar da data da reprovação para a realização da 2ª inscrição no exame de qualificação. Com esta inscrição o Sistema Janus indicará uma data máxima de 60 dias para a realização do segundo exame de qualificação. Caso seja reprovado/a ou não realize este segundo exame, o/a discente será desligado/a do PPGS.

Atenção!
Em caso de perda do prazo de inscrição, o/a aluno/a não poderá qualificar e será desligado/a do PPGS.

Se o/a aluno/a não cumprir as 8 horas em atividades complementares por semestre até a realização do exame de qualificação, não poderá qualificar e será desligado/a do PPGS.

No caso de participação remota de um ou dois componentes, o/a presidente deverá assinar a ata do exame de qualificação por todos/as os/as participantes remotos.

 

Defesa

O depósito e os procedimentos para defesa estão nesta página:

https://pos.fflch.usp.br/procedimentos-para-deposito-das-teses-e-disser…