Irene de Arruda Ribeiro Cardoso

Fonte: Irene de Arruda Ribeiro Cardoso - Sociedade Brasileira de Sociologia (sbsociologia.com.br)

Socióloga e psicanalista, possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1967) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1980). Fez a Livre-docência em 1998, tornando-se professora associada do Departamento de sociologia da FFLCH da Universidade de São Paulo. Atualmente aposentada, permanece no Programa de Pós-graduação em Sociologia como professora colaboradora, trabalhando com os seguintes temas: teoria sociológica, psicanálise, memória, história, geração, envelhecimento, universidade. Compôs o corpo docente do Programa de pós-graduação em Bioética do Centro Universitário São Camilo (2008-2015).