Helena Sumiko Hirata

Área(s) de pesquisa: Teoria Social; Metodologia das Ciências Sociais
Linha(s) de pesquisa: dinâmicas de classe, raça, gênero e geração; sociologia: teoria e história; economia, trabalho e sociedade
Tema(s): mercado de trabalho; gênero; mobilidade social
Link(s) para site(s): Lattes
E-mail: helena.hirata@gtm.cnrs.fr

Minicurrículo

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1969) e doutorado em Sociologia politica pela Universite de Paris VIII (1979). Fez a Habilitation à diriger des recherches (HDR) (1997), equivalente à livre-docência pela Universidade de Versailles-Saint-Quentin-en-Yvelines.

Atualmente é diretora de pesquisa emérita do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) no laboratorio CRESPPA - equipe GTM (Genre, Travail, Mobilités) associado às Universidades de Paris 8-Saint-Denis e Paris 10-Nanterre. Sua pesquisa é voltada para a área de Sociologia do Trabalho e do Gênero.