Antonio Sérgio Alfredo Guimarães

Linha(s) de pesquisa: dinâmicas de classe, raça, gênero e geração; sociologia: teoria e história

Área(s) de pesquisa: Estudos Afro-Brasileiros; Sociologia das Relações Raciais; Estratificação Social

Tema(s): identidade (raça; região; nação); racismo; desigualdade racial

Link(s) para site(s): Lattes

E-mail: asguima@usp.br

Minicurrículo:

Prof. Antonio Sérgio Alfredo Guimarães tem graduação e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutorado em Sociologia pela University of Wisconsin, Madison. Professor Titular (Sênior) do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), Pesquisador 1A do CNPq e pesquisador do CEBRAP. Foi Tinker Visiting Professor na Universidade de Chicago (Spring 2019), Titular da Cátedra Simón Bolívar da University of Cambridge (2016-2017) e da Chaire Brésilienne de Sciences Sociales Sérgio Buarque de Holanda, na Fondation Maison des Sciences de l’Homme, Paris (2010-2014). Foi também Visiting Fellow e Visiting Professor de várias universidades e centros de pesquisa, entre eles: University of Illinois Urbana-Champaign; Freie Universität, Berlim; Princeton University; University of Oxford, Oxford; University of California, Los Angeles; École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris; Institut de Recherche pour le Développment, Paris. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia e recebeu a comenda do Mérito Científico do Governo do Brasil em 2007. Atua na área de Sociologia, com ênfase em estudos afro-brasileiros e formação de classes sociais, principalmente nos temas: identidades raciais, regionais e nacionais, racismo e desigualdades raciais.