Foto do docente Iram Jacomé, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP

Minicurrículo

Iram Jácome Rodrigues é Professor Associado (Livre-Docente) do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (PPGS-USP). É graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1981), mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1987), doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1993), Livre-Docente pela Universidade de São Paulo (2003) e com pós-doutoramento pela Universidade de Cambridge (UK) (1996-1997).

Atua na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, principalmente nos seguintes temas: ação coletiva, sindicalismo e desenvolvimento regional; relações de trabalho e organização de interesses; sindicalismo e política; trabalho e sindicalismo; emprego, desenvolvimento econômico local e regional.