Foto da docente Nadya Araujo Guimarães, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP

Linha(s) de pesquisa: economia, trabalho e sociedade; sociologia: teoria e história; dinâmicas de classe, raça, gênero e geração

Área(s) de pesquisa: Sociologia Econômica; Sociologia do Trabalho

Tema(s): mudança econômica, reestruturação das firmas e trajetórias dos trabalhadores; desigualdades de gênero e raça no mercado e locais de trabalho;

desemprego, procura de trabalho e mecanismos de intermediação de empregos; as novas relações de emprego e sua teorização; cuidado; trabalhadoras do cuidado

Link(s) para site(s): Lattes

E-mail: nadya@usp.br

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (1971), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1974), doutorado em Sociologia pela Universidad Nacional Autónoma de México (1983), pós-doutorado pelo SPURS-Special Program on Urban and Regional Studies (SPURS) no Massachusetts Institute of Technology (1993-1994) e livre-docência em Sociologia do Trabalho pela Universidade de São Paulo (2002).

É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Docente do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (desde 1999), é Professora Titular em Sociologia do Trabalho (desde 2008). Foi também professora nos departamentos de sociologia das universidades de Brasília (1971-1973) e Federal da Bahia (1974-1995). Foi Professora Visitante do Program in Latin American Studies da Princeton University (2007), Distinguished Visiting Professor do Lemann Institute for Brazilian Studies, na University of Illinois, Urbana-Champaign (2018), Professora Convidada da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris (2019).

É Pesquisadora I-A do CNPq, associada ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), desde 1995, tendo participado, entre 2002 e 2017 da equipe do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), onde foi responsável, entre 2009 e 2012, pela Direção do Instituto Nacional para Estudos da Metrópole (Programa CNPq/MCT).

É também pesquisadora associada ao Institute for Employment Research da University of Warwick (UK). É membro do Comitê Diretor da Rede Internacional e Interdisciplinar "Marché du Travail et Genre", MAGE (Paris, França). Foi pesquisadora associada do Institut de Recherche pour le Développement (ORSTOM), na França (1989-1991) e Pesquisadora Visitante do Princeton Institute on International and Regional Studies (2008), nos Estados Unidos. e do Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge, Inglaterra (2016/2017).

Compôs comitês de avaliação científica no Brasil (como o Comitê Assessor do CNPq/Sociologia, em 1989-91 e 2003-05) e no exterior (como o Regional Advisory Panel for Latin America and the Caribbean do Social Sciences Research Council/SSRC,EUA, em 2000-2001).

Foi Editora responsável de: Cadernos CRH (1989-2001) e Revista Latinoamericana de Estudios del Trabajo (1996-1998), assim como membro da Comissão Editorial da Tempo Social (2003-2009) e da Revista Latinoamericana de Estudios del Trabajo (2010- 2014).

Por sua experiência de pesquisa em Sociologia Econômica e do Trabalho, tem publicado e orientado em temas como: mudança econômica, reestruturação das firmas e trajetórias dos trabalhadores; desigualdades de gênero e raça no mercado e locais de trabalho; desemprego, procura de trabalho e mecanismos de intermediação de empregos; as novas relações de emprego e os desafios de sua teorização; o cuidado e as trabalhadoras do cuidado.

Research areas: Economic Sociology; Sociology of Work

Research Themes: economic change, restructuring of companies and workers' trajectories; gender and race inequalities in the labor market and workplace; unemployment, job seeking and job intermediation mechanisms; new employment relationships and their theorization; care; care workers

Link(s): Lattes

E-mail: nadya@usp.br